7 Coisas Que Notei Após 2 Anos A Andar Descalço
(Uma Perspetiva Pessoal)
1. A minha coluna e a minha postura deixaram de lutar contra mim.
Antes, eu vivia com tensão constante na zona lombar.
Os meus pés estavam apertados. A minha postura inclinava-se para trás apenas para compensar. Sentar era desconfortável. Caminhar por muito tempo piorava tudo.
Agora, é diferente.
Consigo sentar e caminhar confortavelmente durante horas. As minhas costas já não se contraem, relaxam. O treino parece mais suave, com melhor amplitude, melhor forma e menos stress geral.
Quando os teus pés param de entrar em pânico, a tua coluna também.
2. Deixei de querer tirar os sapatos ao fim de 15 minutos
Os meus sapatos velhos apertavam tanto os meus dedos que mal podia esperar para os tirar.
A primeira vez que usei sapatos minimalistas pareceu-me estranho. Conseguia sentir tudo, todas as superfícies, cada passo.
Mas, depois de alguns dias, essa sensação transformou-se noutra coisa. Liberdade.
Agora, mal noto que estou a usar alguma coisa. Não há vontade de os tirar. E foi aí que percebi:
É assim que os sapatos devem ser.
3. Os meus pés e toda a parte inferior do meu corpo ficaram mais fortes
As mudanças não foram dramáticas. Mas foram reais.
- os meus arcos "acordaram"
- o meu dedão do pé finalmente começou a fazer o seu trabalho (uma enorme diferença)
- o meu equilíbrio melhorou
- os meus gémeos ficaram mais fortes
- o meu desempenho melhorou
- mais explosividade, mais controlo, menos dor após a atividade
Fez-me perceber uma coisa simples:
O teu corpo lembra-se rápido, assim que paras de o anestesiar.
5. Os sapatos barefoot foram apenas o primeiro passo
Só mudar de sapatos não era suficiente. Se continuar a mover-se da mesma forma, nada realmente muda. Tive de reaprender a usar os meus pés:
- usando uma bola de fáscia para libertar a tensão
- usando separadores de dedos
- ativando o dedo grande do pé
- caminhando mais devagar, com consciência
- sentindo o chão novamente
Os sapatos deram-me liberdade. Mas eu ainda tinha de aprender a usá-la. E, honestamente:
A bola de fáscia foi a maior descoberta.
A dor diminuiu. A mobilidade voltou. O movimento começou a parecer natural novamente.
6. Comecei a desfrutar da natureza de uma forma completamente diferente
Eu usava sapatos em todo o lado, até na areia.
Agora, ando na relva, na terra, na areia... não porque tenho de o fazer, mas porque me sabe bem.
Não é espiritual. É apenas humano. Sinto-me mais energizado. Mais conectado. Mais presente.
Afinal de contas:
A natureza funciona melhor quando o corpo a toca.
7. Sinto-me mais confiante. Mais ousada.
Isto foi inesperado.
Melhor postura. Menos dor. Mais força. Mais consciência. E de repente, algo mudou.
Senti-me mais calma. Mais enraizada. Mais no controlo. Mais pronta para enfrentar as coisas.
Quando o seu corpo começa a apoiá-lo em vez de lutar contra si, a sua mente acompanha.
Isto vai além dos pés. Torna-se identidade.
No final, a pergunta é: voltaria?
Nem pensar.
Os sapatos costumavam desconectar-me do meu corpo. Andar descalço devolveu-me essa ligação. E, olhando para trás, não se tratava apenas de mudar os meus pés.
Mudou a forma como existo no meu corpo.


